Loading

Elisabete Gonçalves

goncalveselisabeter@gmail.com

O Autor

Nascida no Rio de Janeiro em 1965, viria para Portugal em 1969.

Cresceu e estudou em Vila do Conde.

O sonho de escrever fora motivado pelo saudoso professor vilaplanense Manuel Canito na adolescência.

Licenciou-se em História (variante de arte) na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Acabado o curso, começou a lecionar a disciplina de História no terceiro ciclo e no secundário.

Tendo-se, entretanto, mudado para Aveiro, adaptou-se aos diversos desafios que a sua profissão lhe apresentou. Ensinou várias áreas curriculares, tendo-se deixado envolver e cativar pela educação literária do 1.º ciclo. O trabalho em bibliotecas escolares, especialmente com os mais jovens, tem sido também uma paixão. Neste contexto, assume a responsabilidade da "hora do conto" e da dinamização do respetivo blogue. A formação relacionada com a escrita e com as bibliotecas é uma prioridade assumida pela autora.

O contacto com o primeiro ciclo do ensino básico que fez ressurgir o seu desejo de escrever. O conto surgiu como a forma natural de envolver o público infantojuvenil, levando-os a sonhar, a viajar através da imaginação e a desenvolver o fascínio pelos livros.

O seu primeiro conto foi publicado na revista "Essencial" do Jornal Sol, em junho de 2010. Mais recentemente tem publicado outros no Diário de Aveiro.

Em dezembro de 2020, participou na antologia de contos: "Entre o Sonho e o Sono", da Chiado Books. Na mesma altura, publicou o livro infantojuvenil: "Ups! Voltei a casa", com ilustração de Sylvie Castro, edições Toth.